HILSDORF, Carlos. Atitudes Vencedoras. São Paulo: Senac SP, 2003.

Sinopse: "Atitudes Vencedoras" é fruto de mais de dez anos de pesquisas do autor sobre o comportamento humano. O conferencista Carlos Hilsdorf mostra como podemos transformar nossas atitudes, buscando o aprimoramento pessoal e profissional. Propõe uma reflexão sobre o modo como agimos diante dos fatos e aborda de  forma clara os mecanismos que atuam sobre nossa vontade e percepção, mostrando como é possível vencer os entraves e descobrir o caminho rumo à maturidade das atitudes. Embasado nas contribuições das Ciências do Comportamento, o autor fala da realidade e não de teorias, tratando de nossos medos, percepções, dificuldades,  coragem, ansiedade, relacionamentos, sabedoria, conhecimento, perdas, enganos, disciplina, sucesso, felicidade.

Competências Relacionadas: Motivação; desafios; liderança; atividades empreendedoras; foco em resultado; relacionamentos.

 

BES, Fernando Trias de; CELMA, Alex Rovira. A Boa Sorte. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

Sinopse: Você sabe qual é a diferença entre a sorte e Boa Sorte? Se você sempre acreditou que a sorte é uma questão de acaso, este livro vai fazer você rever este conceito e trará uma grande transformação em sua vida. Nesta fábula de linguagem cativante e inspiradora, há uma lição simples, mas profundamente significativa: a sorte nada tem a ver com um acontecimento fortuito - cabe a nós criarmos as condições para que ela aconteça em nossa vida. A "Boa Sorte" começa com o reencontro de dois amigos de infância que não se viam há 50 anos. Um deles foi muito bem-sucedido, enquanto o outro só colheu fracassos. O segredo daquele que foi próspero sempre esteve em uma fábula que seu avô lhe contou quando era criança e que lhe serviu de guia ao longo dos anos. Esta fábula mostra como criar as condições favoráveis para que a boa sorte chegue a você mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Alex Rovira e Fernando Trías de Bes escreveram este livro depois de um amplo estudo sobre os principais fatores que trouxeram a boa sorte para pessoas extremamente bem sucedidas.

Competências Relacionadas: Atitude Empreendedora; conhecimento negócio; melhoria contínua; planejamento e organização; conseguir resultados; motivação pessoal; ética; desafios.

 

BOM ÂNGELO, Eduardo. Empreendedor Corporativo: A nova Postura de Quem Faz a Diferença. São Paulo, Editora Campus, 2003.

Sinopse: Este livro é o primeiro no País dedicado a tratar minuciosamente dos desafios do empreendedorismo corporativo, assunto de crucial importância para a economia dos países emergentes, especialmente no que tange à expressão criativa, a confecção de projetos e a realização de sonhos. O livro destina-se a compartilhar as experiências que o autor acumulou ao longo da carreira, especialmente no desenvolvimento de negócios para acionistas. São informações que mostram a importância dos intra-empreendimentos em variados momentos do processo civilizatório. O livro está dividido em três blocos: os seis primeiros capítulos são destinados ao mundo do empreendedorismo corporativo. Do sete ao dez foram convidados quatro especialistas que oferecem suas visões sobre matérias estreitamente relacionadas ao tema central. E nos últimos quatro capítulos foram traçados os perfis de quatro notáveis empreendedores corporativos, vinculando o conjunto de idéias articulado anteriormente com a realidade da vida corporativa e de suas carreiras.

Competências Relacionadas: Empreendedorismo interno; conhecimento negócio; melhoria contínua; planejamento e organização; conseguir resultados; motivação pessoal.

 

BOOG, Gustavo G. Faça a Diferença: Como construir sua competência pessoal e transformar seus potenciais em realidade. Editora Infinito, 2000.

Sinopse: Este livro vai ajudá-lo a ser uma pessoa competente e poderosa: com ele, você descobrirá como usar plenamente o seu potencial, estar de bem consigo mesmo e com o mundo e assumir as rédeas da emocionante aventura de sua vida. Mas não espera que este livro contenha fórmulas prontas, tampouco dicas "mágicas" para que isso aconteça. Ao contrário, irá ajudá-lo a se auto-conhecer, integrando todas as dimensões que fazem parte do ser humano - do material ao espiritual.

Competências Relacionadas: Melhoria contínua; Conseguir resultados; Motivação pessoal.

 

BOOG, Gustavo G. O Desafio da Competência. Editora Best Seller, 2004.

Sinopse: Um dos mais requisitados consultores brasileiros discute as estratégias de sobrevivência empresarial mais adequadas à nossa realidade, mostrando o caminho para superar as dificuldades impostas pelas incertezas do mercado e da economia nacional e internacional. Voltado a dirigentes e gerentes, este guia eminentemente prático é também um excelente instrumento para estudantes, ajudando a preparar profissionais para a realidade das empresas.

Os principais temas abordados são: tendências e mudanças em curso no ambiente empresarial, características das empresas evoluídas em termos organizacionais, a evolução e o desenvolvimento das organizações, a atuação dos gerentes, Recursos Humanos e competência empresarial, instrumentos para "alavancar" mudanças.

Para facilitar a tarefa daqueles que têm nas mãos a responsabilidade pelo destino final da empresa, no final de cada capítulo do livro há um "Guia de Competência" para que o leitor analise a sua atuação e a de sua organização.

Competências Relacionadas: Melhoria contínua; Conseguir resultados; Motivação pessoal.

 

BOOG, Gustavo e Madalena. Relacionamentos: como desenvolver relações saudáveis e equilibradas, que farão a diferença em sua vida pessoal e profissional. São Paulo: Editora M. Books, 2004.

Sinopse: Este livro é um verdadeiro manual para se construir relações mais saudáveis e equilibradas. Ele descreve as pessoas em quatro tipos: rei, guerreiro, mago e amante, as situações típicas envolvendo esses perfis as áreas de melhoria. Atende ao leitor na sua dimensão profissional e pessoal, sendo um guia passo a passo para a musculação emocional que os relacionamentos precisam. Traz pesquisa recém realizada com 876 profissionais de mais de 200 empresas, na qual se revela o “perfil do executivo brasileiro”.

Competências Relacionadas: Relacionamentos; Auto-conhecimento; Motivação pessoal; Liderança.

 

BRANDEN, Nathaniel. Auto-estima no trabalho: como pessoas confiantes e motivadas constroem organizações de alto desempenho. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 141p.

Sinopse: O tema desta obra é a nova importância de que se reveste a auto-estima na economia da informação e suas implicações práticas para os líderes empresariais, gerentes e todos os que buscam um controle consciente de suas carreiras. A auto-estima está ligada à sensação de eficácia, mas não se trata da certeza de ser capaz de realizar esta ou aquela tarefa corretamente e sim da confiança absoluta nos processos pelos quais se raciocina, compreende, aprende, escolhe, decide e orienta as ações. Mas esta confiança não pode ser improvisada. Como conquistá-la é um dos temas examinados no livro, um manual para ser utilizado tanto em relação a si próprio como em relação aos outros no ambiente empresarial. A obra, que traz um programa de desenvolvimento pessoal, se divide em cinco capítulos: o ambiente de trabalho no século XXI a auto-estima e sua dinâmica o líder com elevado grau de auto-estima gerenciamento com elevado grau de auto-estima.

Competências Relacionadas: Relacionamentos; Energização; Liderança.

 

BYHAM, William C. ZAPP! O poder da energização: como melhorar a qualidade e a produtividade e a satisfação de seus funcionários. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Sinopse: Um best-seller, que já encantou mais de 1,5 milhão de pessoas, através de sua fábula contemporânea e inspiradora. Transforma o instrumento mais poderoso em termos de negócios hoje - o conceito de empowerment - de teoria acadêmica em energia revigorante que ampliará o sucesso de qualquer empresa. Motiva as pessoas para que vençam desafios cotidianos e melhorem a qualidade, satisfação do cliente e produtividade. Este livro tem revolucionado organizações no mundo inteiro, introduzindo mudanças em todos os níveis, e sua leitura é também recomendada a empresários, políticos, administradores públicos, líderes sindicais e pais.

Competências Relacionadas: Relacionamentos; Energização; Liderança.

 

Collins, James Charles. Feitas para durar: práticas bem-sucedidas de empresas visionárias. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

Sinopse: O sucesso a longo prazo requer mais do que líderes, qualidade e preocupação com o cliente. Em "Feitas para Durar" que será um clássico mais rápido do que se imagina, Collins e Porras apresentam uma análise brilhante e lúcida, além de um modelo de excelência organizacional.

Competências Relacionadas: Visão estratégica; Foco em resultado; Liderança.

 

 

Dimitrius, Jô-Ellan. Decifrar pessoas: como entender e prever o comportamento humano. São Paulo: Alegro, 2000.

Sinopse: A todo momento as pessoas nos passam pistas de quem realmente são e o que suas palavras de fato querem dizer. Basta decifrar essas pistas para compreender melhor o comportamento delas e tornar nossos relacionamentos muito mais sinceros. Não é exagero dizer que, ao ler Decifrar pessoas, você mudará sua forma de enxergar o comportamento humano. Aprenderá habilidades que ajudarão você a reconhecer a sinceridade de uma pessoa pelo tom da sua voz, que tipo de mensagem um simples corte de cabelo pode transmitir, a dedicação de um funcionário pela aparência de sua sala e muito mais. Decifrar pessoas dá dicas que serão úteis à vida inteira e farão você perceber como tudo fica mais fácil quando sabemos entender aqueles que estão à nossa volta.

Competências Relacionadas: Relacionamentos; Liderança.

 

Dornelas, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Sinopse: Este livro apresenta o que há de mais recente sobre a teoria e a prática do empreendedorismo corporativo. É estruturado de forma a abordar três aspectos fundamentais: a inovação, como buscar e implementar oportunidades, e como as pessoas podem enfatizar e adquirir novas habilidades empreendedoras. O livro procura dar um enfoque prático para as questões visando à objetividade e de como implementar os conceitos nas organizações. Sugere ainda formas estruturadas ou passos para os empreendedores corporativos usarem as ferramentas aqui propostas. Porém, não deixa de ter uma preocupação conceitual com os termos aqui abordados, sendo de especial interesse aos estudiosos do assunto.

Competências Relacionadas: Empreendedorismo interno; Conhecimento negócio; Melhoria contínua; Planejamento e organização; Conseguir resultados; Motivação pessoal.

 

SLATER, Robert. Jack Welch, o executivo do século: os insights e segredos que criaram o estilo GE. São Paulo: Negócios, 2001.

Sinopse: Os insights e segredos que criaram o estilo GE. Relato, escrito pelo jornalista Robert Slater, da trajetória deste grande executivo que, em 1981, tornou-se presidente da General Electric, transformando-a na companhia com o maior valor de mercado do mundo: as ações da GE subiram 50% somente no ano passado e ela é, hoje, a quinta empresa norte-americana em faturamento, que chega a 90,84 bilhões de dólares anuais. A leitura revela diferentes aspectos do executivo mais admirado dos EUA: honestidade, energia e incrível capacidade de comunicação.

Competências Relacionadas: Atitude empreendedora; Conhecimento negócio; Melhoria contínua; Planejamento e Organização; Conseguir resultados; Motivação pessoal; Ética; Desafios; Liderança.

 

Fator Ego, O. David Marcum e Steve Smith.

Sinopse: "Um livro fantástico e de importância vital!" - Stephen R. Covey, autor de Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. A maioria das pessoas associa a palavra "ego" a características como arrogância, vaidade e teimosia. Mas o que muita gente não sabe é que o ego é uma força poderosa capaz de nos levar a alcançar grande sucesso pessoal e profissional. Por outro lado, ele também pode arruinar a nossa carreira. Tudo depende da forma como o empregamos e da nossa habilidade em dosar corretamente o ego e a humildade. Mas como encontrar esse equilíbrio? Em que momentos o ego pode ser prejudicial? Como saber se ele está trabalhando a nosso favor ou contra nós?

Para responder a essas perguntas, David Marcum e Steven Smith apresentam a egonomia, uma ciência inovadora que pretende desmistificar o conceito de ego, ensinar como ele pode contribuir para nos tornar profissionais melhores e mostrar como evitar que se torne um problema em nossa vida. Baseado em cinco anos de pesquisa e recheado de histórias reais, este livro ensina a identificar os sinais de que o ego está se tornando um inimigo a tempo de reverter seus efeitos e diminuir seus estragos. Além disso, mostra exemplos de situações em que ele é fundamental para nos ajudar a alcançar metas e superar desafios.

Voltado para qualquer profissional que queira aprimorar seu desempenho – seja como líder ou como colaborador –, O fator ego aborda de forma direta, original e divertida um velho desafio: como progredir na carreira sem deixar que o sucesso nos suba à cabeça.

 

Se Disney Administrasse Seu Hospital.

Sinopse: Livro obrigatório para quem trabalha com serviços. Fred Lee reuniu sua experiência como executivo em hospitais e uma passagem pelas organizações Disney para mostrar que o atendimento atencioso e singular gera lealdade e admiração pelas empresas capazes de prestá-lo.

O Desafio da Liderança. A Fonte Mais Confiável para Quem Deseja Aperfeiçoar Sua Capacidade de Liderança. Kouzes, James M. & Posner, Barry Sinopse: Em 1983, Kouzes e Posner colocaram a hipótese de que bastaria pedir a pessoas normais para descreverem experiências de liderança extraordinárias para encontrar padrões de sucesso. E estavam certos. Liderar pode ser uma prática tão única quanto único é o líder que a pratica, mas dos mais diversos relatos e exemplos analisados, os autores descobriram padrões que podem ser aprendidos e vistos como as bases para uma liderança de excelência. Com esse propósito, James Kouzes e Barry Posner compilaram em Cinco Práticas de liderança o sucesso para se tornar um verdadeiro líder: Mostrar o Caminho, Inspirar uma Visão Conjunta, Desafiar o Processo, Permitir que os Outros Ajam, Encorajar a Vontade. Mais do que um desafio à personalidade, liderar é um conjunto de comportamentos que podem ser atingidos com a aplicação destas Cinco Práticas. Mais de um milhão de pessoas já aceitou O Desafio da Liderança, descubra também como tornar-se um líder inspirador.

 

CRIANDO MAGIA. Lee Cockerell. Editora: Sextante.

Sinopse: “Não é com mágica que se faz um bom trabalho; é com um bom trabalho que se faz mágica.” Ao longo de mais de 10 anos como vice-presidente responsável pelas operações do Walt Disney World® Resort – o maior destino turístico do mundo –, Lee Cockerell repetiu essa frase centenas de vezes àqueles que são considerados os verdadeiros responsáveis pela magia desse reino encantado: seus funcionários, ou Membros do Elenco, como são chamados.

Neste livro, Lee revela as 10 estratégias de liderança que empregou à frente do Elenco, então com 40 mil integrantes, para garantir uma experiência especial e inesquecível a cada um dos milhares de visitantes dos parques e resorts da Disney World. O sucesso desses princípios foi tão grande que eles passaram a constituir a base da cultura da empresa. Combinando conhecimentos empresariais com histórias vividas nas quatro décadas em que atuou também em outras grandes organizações, ele ensina profissionais de todas as áreas e dos mais variados níveis de liderança a incorporar qualidade, caráter, coragem, entusiasmo e integridade ao ambiente de trabalho e à própria vida.

Ao conhecer as estratégias criadas por Lee, você verá que todos nós somos capazes de exercer uma liderança extraordinária, do tipo que inspira os colaboradores, fascina os clientes e alcança resultados maravilhosos.

 

Xeque-Mate – A Vida é um Jogo de Xadrez - Garry Kasparov.

Sinopse: Para nos destacarmos em um jogo de xadrez, somos forçados a analisar as decisões que tomamos e como chegamos até elas. Ter consciência da tomada de decisão é necessário não apenas para avaliar cada linha de ação, mas também para analisar as escolhas que fazemos e a eficácia do processo que adotamos para fazê-las. Em Xeque-mate, Garry Kasparov analisa os componentes fundamentais, as habilidades e as aptidões essenciais que fazem parte do processo decisório: estratégia, cálculo e preparação. Além disso, explica a importância da avaliação e da análise e apresenta as maneiras sutis de combinar todos esses elementos para melhorar seu desempenho.

Com este livro, você descobrirá como tomar decisões melhores, ter maior confiança em seus instintos e aprenderá que, seja qual for o resultado, você sempre sairá ganhando. Garry Kasparov, um dos maiores estrategistas de todos os tempos, apresenta neste livro como os fatores que o fizeram conquistar o título de campeão mundial de xadrez também podem ajudar a tornar as pessoas bem-sucedidas nos negócios e na vida.Xeque-mate é um livro sobre autoconhecimento e desafio, e sobre como desafiar a nós mesmos e aos outros para aprendermos a tomar as melhores decisões.

 

A Cabeça de Steve Jobs - Autor: Kahney, Leander.

Sinopse: É difícil acreditar que um homem revolucionou os computadores nos anos 1970 e 1980, o cinema de animação e a música digital nos anos 1990. Por outro lado, são lendárias as histórias de seus repentinos acessos de raiva, revelando o verdadeiro Steve Jobs. Então, o que há, realmente, dentro do cérebro de Steve? Segundo o autor, é um feixe de contradições. O autor destila os princípios que guiam Jobs ao lançar produtos arrasadores, ao atrair compradores fiéis e ao administrar a sua empresa. O resultado é este livro sobre Steve Jobs que é, ao mesmo tempo, uma biografia e um guia sobre liderança.

 

 

ATENDIMENTO NOTA 10: Tudo o que você precisa saber para prestar um excelente serviço e fazer com que os clientes voltem sempre. Performance Research Associates

Sinopse: Prestar um Atendimento Nota 10 é criar uma experiência positiva e inesquecível para cada cliente. E, como você verá neste livro, isso significa muito mais do que proporcionar um tratamento gentil. É suprir expectativas e satisfazer necessidades, descobrindo oportunidades de surpreender e cativar. E assim fazer com que o cliente volte sempre. Com uma linguagem e ilustrações simples e bem-humoradas, Atendimento Nota 10 apresenta uma abrangente introdução aos mais importantes aspectos envolvidos em um serviço de alta qualidade.

Aqui você encontrará uma grande variedade de estratégias, técnicas e dicas para prestar o melhor atendimento: pessoalmente, pela internet e pelo telefone. Seja você um iniciante na área de atendimento, seja um profissional experiente nesse setor, esta leitura lhe dará uma visão bastante positiva sobre os desafios envolvidos nessa atividade, mostrando como:

- Aplicar os princípios fundamentais do atendimento, os fatores CESAR: confiabilidade, empatia, segurança, aparência e resposta.

- Ser um excelente solucionador de problemas, fazendo com que clientes decepcionados voltem a se sentir satisfeitos.

- Usar os segredos do Atendimento Nota 10, como a honestidade e a capacidade de ouvir.

- Formular boas perguntas para obter as respostas mais valiosas dos clientes.

- Lidar com “clientes infernais” – usando desde “Por favor, me dê uma chance de ajudar você” até “Sinto muito por não termos encontrado um meio de trabalhar juntos”.

- Evitar os dez pecados do atendimento ao cliente (por exemplo, trocando o “Eu não sei” por “Eu não sei, mas vou descobrir”).

- Cuidar de si mesmo, mantendo-se calmo e adotando sempre uma postura profissional.

 

FORA DE SÉRIE: OUTLIERS - DESCUBRA PORQUE ALGUMAS PESSOAS TEM SUCESSO E OUTRAS NAO. Malcolm Gladwell.

Sinopse: O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de “fora de série”? Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta. Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém “se faz sozinho”. Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série - os outliers.

Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo. Além disso, para se alcançar o nível de excelência em qualquer atividade são necessárias nada menos do que 10 mil horas de prática - o equivalente a três horas por dia (ou 20 horas por semana) de treinamento durante 10 anos. Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder.

 

O ANDAR DO BÊBADO. Leonard Mlodinow. Editora: Jorge Zahar

Sinopse: Não estamos preparados para lidar com o aleatório – e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Citando exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, Mlodinow apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar. Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada...

 

 

Rumo Ao Topo. Autor: BLACK, CATHIE. Editora: GLOBO

Sinopse: "Rumo ao topo" oferece lições que a ajudarão a conseguir o emprego, a promoção, ou o projeto que você ambiciona. No âmago do livro, estão as histórias pessoais de Cathie. Ela nos leva através da decisão de risco que tomou, ao retirar a imensa conta do jornal USA Today de uma grande agência publicitária, em favor de uma pequena, dirigida por um homem rebelde e muito criativo. (Foi um sucesso avassalador). Admite que seu estilo, às vezes brusco, provocou um motim da sua equipe na revista Ms. (Aprendeu a ser mais flexível no seu estilo administrativo). O livro nos dá uma visão íntima do julgamento afiado, da perseverança, e do otimismo que impulsionaram Cathie Black até o topo, além de conselhos práticos e diretos que só se consegue numa sessão particular com um treinador especializado em carreiras de sucesso.

 

Con-Viver em Equipe - Gustavo Boog - Magdalena Boog.

Sinopse: Em Con-viver em Equipe, Gustavo e Magdalena Boog, dois consagrados autores, apresentam as dimensões profissional e pessoal para conviver em equipe, de forma prática e completa. A Obra tem linguagem de fácil entendimento e que apóia todos os relacionamentos. Relacionamentos podem ser encontros e desencontros. O encontro resulta da busca de se conhecer melhor, de conhecer os outros e achar formas equilibradas de se relacionar. Con-viver em equipe é um grande desafio para a maioria das pessoas. Seja uma equipe de um projeto, seja em uma família ou, ainda, em uma equipe esportiva, as equipes demandam alguns aspectos que precisam ser cultivados para que elas sirvam aos propósitos a que vieram: nelas as relações entre as pessoas se manifestam plenamente, a coesão com os objetivos a alcançar é testada e as habilidades de falar e ouvir devem ser continuamente equilibradas.

 

Negociações Bem Sucedidas. Autor: HILSDORF, LUPERCIO

Sinopse: "Negociações Bem Sucedidas" é fruto de mais de vinte e cinco anos de pesquisas do autor sobre os resultados dos processos de negociação. Neste 'manual para negociar', o autor mostra como nossas atitudes e compor-tamentos podem garantir uma comunicação adequada em busca de acordos positivos nas negociações. A proposta do livro é de um guia prático de como aplicar adequadamente as ferramentas e os conceitos de negociação. Tendo como propósito os relacionamentos duradouros com a outra parte. O autor parte do princípio de que só é possível garantir boas negociações quando se 'compatibiliza objetivos'. 'Negociações Bem Sucedidas' é de fácil e agradável leitura. Leva o leitor a refletir sobre as técnicas mais adequadas às diversas situações de negociação que enfrenta no dia-a-dia, conduzindo-o à maturidade e excelência como negociador. Trata-se de um roteiro completo para aprimorar sua forma de conduzir as negociações propiciando relacionamentos bem-sucedidos.

 

RIBEIRO, Célia. Boas maneiras & sucesso nos negócios: um guia prático de etiqueta para executivos. Porto Alegre: L&PM, 1993.

Sinopse: Sucesso não está ligado somente à competência, mas também ao convívio social e aos ritos que as situações exigem. No fascinante e complexo mundo dos negócios, as regras, as aparências, os rituais de boas maneiras, o comportamento social, têm uma importância extraordinária. A ponto de, em muitas ocasiões, determinarem o fechamento ou não de um grande negócio. Célia Ribeiro é autora de "Etiqueta na Prática" um dos grandes best-sellers dos anos 90 e responsável direto pelo grande destaque que o tema voltou a merecer da mídia. Com "Boas Maneiras & Sucesso nos Negócios", Celia Ribeiro preenche uma lacuna na bibliografia brasileira. Neste livro estão previstas todas as situações de convívio social enfrentadas pelos executivos. Para reunir estas informações, a autora realizou dezenas de entrevistas com alguns dos maiores empresários e profissionais da área de recursos humanos e comunicação do país. Desde o nó da gravata, até como se comportar em reuniões de negócios, passando por preparação de agenda, relação com subalternos e grandes executivos, maneira de vestir etc. tudo está previsto neste guia prático que vem a ser uma preciosa colaboração ao mundo empresarial, aos executivos e jovens aspirantes ao sucesso nos negócios

Competência Relacionada: Comportamento.

 

HILSDORF, Lupércio. Os 13 Princípios do Sucesso em vendas. Editora Clio.

Sinopse: Este não é um livro de vendas como outro qualquer. Sua narrativa prende a atenção e emociona. Nele, o leitor vai encontrar conceitos inovadores, que podem mudar sua maneira de atuar no mercado. É uma experiência marcante e transformadora para quem quer desenvolver o seu potencial em vendas. Seu texto proporciona insights que levam o profissional a repensar sua carreira e seu estilo de vida. Ele é, antes de tudo, um livro de automotivação e comunicação interpessoal – principais fatores de sucesso no mundo dos negócios.

Os 13 Princípios do Sucesso em Vendas convida a uma reflexão sobre as posturas e atitudes mais adequadas para condução de relacionamentos bem-sucedidos e duradouros. O leitor vai conhecer em profundidade conceitos, idéias e técnicas tão importantes que permitirão adotar verdadeiras inovações nas maneiras de atuar. Vai ampliar a visão conceitual sobre o universo dos negócios, tornar a argumentação fascinante e melhorar a capacidade de comunicação. Este livro tem tudo o que o leitor precisa para dar um verdadeiro salto de qualidade na vida profissional.

 

GAUDENCIO, Paulo. Men at work: como o ser humano se torna e se mantém produtivo. São Paulo: Gente, 1999.

Sinopse: Este livro vem propor mecanismos não apenas para a conquista da produtividade, mas principalmente para a manutenção de resultados produtivos seja na empresa, seja em qualquer outro nível de atuação profissional. Alguns conceitos dados: O resgate da dignidade do ser humano no trabalho; O papel profissional na vida do ser humano; A necessidade de novas atitudes internas no ser humano, para que mudanças comportamentais sejam de fato constantes e eficientes.

Competências Relacionadas: Conseguir resultados; Motivação pessoal;

 

GAUDENCIO, Paulo. Mudar e Vencer. São Paulo.

Sinopse: A abertura do mercado internacional e a recessão, colocaram as empresas diante de um grande desafio: produzir mais, com melhor qualidade e com pessoal reduzido. Foram em busca de mudanças que, de tão urgentes, acabaram por elevar a índices altíssimos o estresse das pessoas. Qualidade Total, Reengenharia, Downsizing, enxugamento dos quadros, exigência de novas habilidades etc... Mas só as mudanças estruturais não foram suficientes para que atingissem a competitividade.As empresas começaram a perceber que a ferramenta propulsora de todo o seu crescimento é o homem. "O ser humano é a última descoberta da técnologia moderna", afirma Gaudencio. "Mudar e Vencer - Como as mudanças podem beneficiar pessoas e empresas", trata da função dos líderes de mudança, e como se tornar um deles. Isto poderá ser (e fazer) a grande diferença no mundo competitivo em que vivemos.

Competências Relacionadas: Motivação pessoal; Liderança; Gestão de equipes.

 

Giuliani, Rudolph W. O Líder: A Autobiografia do Mais Famoso Prefeito de Nova York. Rio de Janeiro: Ed. Campus: 2002.

Sinopse: Antes de 11 de setembro, Rudolph Giuliani já havia começado a escrever este livro sobre liderança. Por ocasião dos terríveis acontecimentos daquele dia, os conceitos elaborados por ele ao longo de alguns meses foram postos em prática. Em poucas horas, durante o ataque ao World Trade Center, o autor, como prefeito da cidade de Nova York, recorreu a todos os princípios apresentados neste livro. Cerque-se das melhores pessoas. Tenha crenças e comunique-as. Cuide pessoalmente de certas coisas. Dê exemplos. Resista aos fanfarrões. Trate primeiro das prioridades. Lealdade é uma virtude vital. Prepare-se sem descanso. Prometa de menos e entregue demais. Não presuma nada. Neste livro, o autor procura demonstrar a eficácia das lições que aprendeu através de exemplos de suas idéias, postos em prática antes e depois de 11 de setembro. O Líder apresenta os seguintes capítulos, entre outros: 11 de setembro de 2001; Primeiro as Prioridades; Prepare-se sem Descanso; Todos são responsáveis, o tempo todo; Cerque-se das melhores pessoas; Reflita, então decida; Prometa de menos, entregue demais; Desenvolva e comunique fortes crenças; Seja independente; Lealdade: a virtude vital.

Competências Relacionadas: Motivação; Desafios; Liderança; Gestão de equipes; Foco em resultado; Ouvir pessoas.

 

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

Sinopse: Psicologia para Administradores se destina a todos os que trabalham em áreas em que é preciso tomar decisões. O livro concentra a atenção na interação entre as pessoas, na motivação e na liderança.Psicologia para Administradores é um valioso instrumento e obra de referência que, por meio de modelo dinâmico, capacita a diagnosticar e predizer comportamentos e, a seguir, através de estratégias adequadas, dirigir, mudar e controlar o comportamento, visando à eficiência organizacional. Sumário: - Administração: um enfoque comportamental. - Motivação e comportamento. - O ambiente como fator de motivação. - Comportamento do líder. - Os ingredientes da eficácia. - Diagnóstico do ambiente. - Liderança situacional. - Liderança situacional, percepção e impacto do poder. - Desenvolvimento de sucessos humanos. - Como disciplina construtivamente. - O desenvolvimento de relacionamentos eficazes. - Planejamento e implantação de mudança. - A teoria da administração sob um enfoque holístico.

Competências Relacionadas: Motivação; Liderança; Gestão de equipes.

 

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

Sinopse: Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Competências Relacionadas: Motivação; Desafios; Liderança; Gestão de equipes; Ouvir pessoas;

 

MASLOW, Abraham Harold. Maslow no gerenciamento. Rio de janeiro: Qualitymark Ed., 2000. 392p.

Sinopse: Longe de querer apresentar algum tipo de modelo ou de fórmula infalível na liderança de pessoas, este livro oferece reflexões para que se possa compreender a gerência e a natureza e o propósito do trabalho. É considerada uma obra seminal sobre o comportamento humano no local de trabalho, que demonstra como as idéias e pesquisas do autor estavam muito a frente do seu tempo. Já nessa época, Maslow antecipava a era digital que hoje vivemos. Além de mostrar como os princípios revolucionários de Maslow sobreviveram à prova do tempo e passaram a integrar as práticas gerenciais modernas, o livro traz ainda comentários e entrevistas com alguns importantes pensadores da gerência e líderes empresariais, que comentam sobre como têm vivenciado em suas organizações as teorias deste grande psicólogo humanístico.

Competências Relacionadas: Motivação; Desafios; Liderança; Gestão de equipes; Ouvir pessoas.

 

MINARELLI, José Augusto. Networking: Como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira. São Paulo: Gente, 2001.

Sinopse: conjunto de técnicas e atitudes cuja aplicação requer um comportamento natural de solidariedade e de ajuda recíproca de todos aqueles que tomam consciência de que estamos em permanente interdependência nas redes de relacionamentos - grupo, sociedade ou humanidade. Esta definição resume bem o espírito deste livro.

Competência Relacionada: Relacionamento.

 

MINSTZBERG, Henri. Ahlstrand Bruce, Lampel Joseph. Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Sinopse: Henry Mintzberg, classificado por Tom Peters como o número 1 entre os estrategistas da Administração, trabalhou com Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel para criar o mais completo e profundo roteiro pelas diversas áreas do planejamento estratégico. Apesar da riqueza e do detalhamento da análise, que vai muito além de tudo que já foi publicado sobre o assunto, este é um texto de leitura fácil e agradável. Se estratégia empresarial é um assunto do seu interesse, este é um safári que você não pode perder.

Competências Relacionadas: Desafios; Gestão de equipes; Foco em resultados; Visão estratégica.

 

MÖLLER, Claus. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento das pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.

Sinopse: Quando sopram os ventos da mudança, alguns constroem abrigos e se colocam a salvo; outros constroem moinhos e ficam ricos."Claus Möller ensina como colocar os funcionários em primeiro lugar, motivando-os e treinando-os para que se sintam inteiramente comprometidos com a empresa e assumam riscos por ela, junto com a alta administração. Claus Möller é um dos especialistas em administração e capacitação mais concorridos da atualidade. É fundador e presidente da Time Manager International (TMI), a mais importante empresa européia na área de treinamento empresarial, com escritórios em 40 países. Möller implementou programas de qualidade que causaram mudanças cruciais em empresas como American Express, Audi/Volkswagen, Ford, General Motors, Japan Airlines e British Airways.

Competências Relacionadas: Melhoria contínua; Motivação pessoal; Gestão de pessoas; Liderança.

 

RANCIC, Bill. O Aprendiz. São Paulo: Landscape, 2004.

Sinopse: O sucesso é uma coisa diferente para cada pessoa. Para Bill Rancic, significava pegar as coisas de que gostava, como aparecer com idéias empolgantes e nunca trabalhar num emprego das 8 horas às 18 horas, e traduzí-las num negócio lucrativo. Quando chegou aos trinta anos, já havia alcançado todos os objetivos que se propusera criando uma empresa on-line de charutos a partir do nada e usando os lucros para começar um empreendimento imobiliário. Aí surgiu uma oportunidade que ele não poderia perder, uma competição para testar seu pique e sua inteligência prática em relação a um monte de pessoas talentosas, entre as quais havia vendedores profissionais, marqueteiros e gente formada em administração e comércio, e o prêmio era trabalhar ombro a ombro com o mago dos negócios em pessoa, Donald Trump. Participar de O Aprendiz transformou Bill Rancic em celebridade da noite para o dia. Mas estratégias que usou para vencer foram criadas muito antes disso, e neste livro ele usa exemplos de sua vida pessoal para provar que os segredos do sucesso estão dentro de nós.

Competências Relacionadas: Atitude empreendedora; Conhecimento negócio; Melhoria contínua; Planejamento e Organização; Conseguir resultados; Motivação pessoal; Ética; Desafios;

 

REIMAN, Joey. Idéias: Como usá-las para renovar seus negócios, sua carreira e sua vida. São Paulo: Futura, 2004.

Sinopse: Este livro destaca o papel que as idéias criativas representam na vida moderna e como cultivar, nutrir e gerar idéias capazes de revitalizar não somente os negócios, gerando lucros, mas também a família e, na forma mais profunda, a sociedade em geral. Competências Relacionadas: Atitude empreendedora; Criatividade; Desafios.